A Pietà de Michelangelo Buonarroti
- inforomatour
- 26 feb 2016
- Tempo di lettura: 2 min

A Pietà é uma escultura de mármore realizada por Michelangelo Buonarroti (altura 174 cm, largura 195 cm, profundidade 69 cm) no período 1497-1499 e é conservada na Basílica de São Pedro, no Vaticano, em Roma.
Esta é a primeira obra-prima de Michelangelo, jovem de apenas vinte e dois anos, considerada uma das maiores obras de arte que o Ocidente já produziu.
É também a única obra assinada por ele, na faixa sobre o ombro, que segura o manto da Virgem se encontra o scrito "MICHEL.A [N] GELVS BONAROTVS FLORENT [INVS] Faciebat" ( "O fez o florentino Michelangelo Buonarroti").
A razão disto é porque parece que um dia Michelangelo ouviu dois homens conversando entre si, e ficaram fascinados e espantado em frente a esta bela escultura. Um disse ao outro que o autor deste trabalho foi um escultor Lombard, o Cristoforo Solari. Foi por isso que o Michelangelo assinou a Pietà.
O artista foi para Carrara para escolher um mármore, uma operação que desde então se tornou uma constante em sua carreira como escultor.
A estátua foi encomendada pelo cardeal francês Jean de Billheres, por seu túmulo e assim Michelangelo realizou uma Pietà em marmore para a igreja de Santa Petronilla em Roma, mas foi transferida para seu local atual, no século 18.
O dinamismo e a suavidade das linhas, o plástico feito de formas do corpo e dobras de tecido, fazer a escultura uma das obras-primas do gênio
A figura representa o Madonna segurando o filho sobre os joelhos que da pouco tinha sido abaixado da cruz, morto por toda a humanidade na cruz.
A Pietà não mostra a dor da mãe, não mostra a agonia do corpo torturado de Cristo, mas ambos, a vida ea morte, reunidos juntos.
A "perfeição" divina desta obra é explicada pela forma piramidal que parte da largura da base e até o cume na cabeça do Virgem.
As ricas dobras dos tecidos contrasta fortemente com o corpo da nudez do Cristo morto.
Comments